segunda-feira, 9 de junho de 2008

OCDE

OCDE


O secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, afirmou nesta terça-feira que o aumento do preço do petróleo manda uma mensagem clara para que consumidores e empresas diminuam o uso do combustível.

Em um discurso na reunião anual dos países mais ricos do mundo, Gurría disse que seria "desastroso" reduzir os impostos sobre o combustível ou o subsidiar os preços.

"A melhor solução para o preço alto do petróleo é (manter) o preço alto" para diminuir a demanda, afirmou.

Na reunião em Paris, os integrantes da OCDE tentarão elaborar um plano para enfrentar a mudança climática e diminuir os efeitos da crise financeira mundial.

Esta reunião anual da OCDE ocorre em um momento em que o mundo enfrenta uma desaceleração na economia e também o aumento do preço do petróleo, que recentemente bateu um novo recorde ao chegar a US$ 135 o barril nos mercados internacionais.

A organização está tentando reunir o setor empresarial, grupos de pressão e governos em um esforço para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e desacelerar o aquecimento global.

Nesta reunião, serão examinadas as possibilidades de aumento do consumo de energia nuclear e também dos biocombustíveis para atender à crescente demanda por energia.



Comentário:

O secretário - geral da OCDE, Angel Gurría, acha que não seria uma boa idéia reduzir o preço do combustível, porque assim deixa uma idéia que diminuam o consumo dele.
Mas como esse consumo é alto ainda, influencia nas mudanças climáticas, que também preocupam a OCDE, além da desaceleração na economia e o aumento do preço do petróleo, levando a países dessa associação à uma reunião para enfrentar esses problemas .



~ HelenzïnhaRebouças #

Nenhum comentário: